A Câmara Municipal de Guimarães declarou tolerância zero para o estacionamento abusivo em toda a sua área urbana. Medida entra em vigor a partir desta Quarta-feira, 28 de Setembro.
PSP e Polícia Municipal serão as forças responsáveis pela intensificação do combate às infracções rodoviárias com multas e reboques dos veículos mal estacionados. Esta medida surge no mesmo dia da reabertura da Rua Dr. José Sampaio, rua onde se encontra o Centro de Artes e Espectáculos São Mamede.
Contudo, a medida não reúne consenso. Nas redes sociais são vistas algumas preocupações por parte dos condutores que falam em falta de lugares de aparcamento, mesmo nos pagos geridos pela empresa municipal Vitrus. A autarquia prepara também um concurso para a construção de um parque de estacionamento entre as ruas da Caldeiroa e da Liberdade de 400 lugares.
Para tentar dissuadir os condutores a estacionarem em cima dos passeios, será colocada arte urbana, como vasos floridos, nos espaços pedonais mais devassados pelo estacionamento abusivo.