Guimarães reentra na corrida para Capital Verde Europeia de 2025

0

O Município de Guimarães vai voltar a candidatar-se a Capital Verde Europeia em 2025. Depois do anúncio feito esta semana, os resultados preliminares serão conhecidos no final de 2023.

Depois de perder para a cidade de Lisboa em 2020, Guimarães vai voltar a ter o verde como prioridade até 2025. A boa candidatura apresentada no passado fez o município refletir e valorizar alguns procedimentos que não correspondiam às alíneas que deram o 5º lugar europeu no último concurso da Comissão Europeia.

A recente notícia de que Guimarães seria uma das 100 cidades carbonicamente neutrais até 2030 deu esperança à nova candidatura, pelo que o município dispõe agora de mecanismos financeiros mais diretos para trabalhar no seu terreno.

A estrutura que deverá trabalhar na candidatura será semelhante à anterior com o Laboratório da Paisagem a ficar com este importante papel. As políticas de cidadania, os percursos ribeiros que estão a ser criados nos rios Ave e Selho e a economia circular serão algumas das bandeiras da nova candidatura.

Share.
Exit mobile version