Guimarães garante apoio da UE para obter neutralidade carbónica até 2030

0

Guimarães foi selecionada para a “Missão Cidades” da União Europeia. Lisboa e Porto completam o trio de cidades lusas que vão receber verbas para se tornarem inteligentes e climaticamente neutrais até 2030.

Portugal faz-se representar com Porto, Lisboa e Guimarães na “Missão da UE para 100 cidades neutras e inteligentes até 2030″. O projeto conta com cerca de 360 milhões de euros para apoiar iniciativas que visam criar projetos de inovação rumo à neutralidade climática até 2030.

As ações de investigação e inovação irão abranger áreas como a mobilidade limpa, a eficiência energética e o planeamento urbano verde, permitindo ainda a criação de iniciativas conjuntas e a colaboração com outros programas da UE. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, vinca que “a transição verde está a fazer o seu caminho por toda a Europa neste momento”.

As 100 cidades escolhidas representam 12% da população da UE sendo que as áreas urbanas da UE acolhem 75% do total de cidadãos. Globalmente, as áreas urbanas consomem mais de 65% da energia mundial, sendo responsáveis por mais de 70% das emissões de dióxido de carbono.

Nesta lista de cidades eleitas constam quase todas as capitais europeias assim como cidades de média dimensão. Guimarães vê agora reconhecida a aposta realizada desde 2014 com a sua preocupação com os fatores da evolução nas áreas do ambiente e das smart cities.

Share.
Exit mobile version