A CCDR-Norte abriu uma linha de financiamento de mais de 2 milhões de euros para municípios afetados pelos incêndios de 2024. Guimarães é um dos 12 concelhos que vai estar abrangido por este programa.
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte assinou um contrato com doze municípios do norte do país para reposição e reparação de infraestruturas e equipamentos públicos municipais que foram destruídas na sequência dos incêndios rurais de setembro passado.
Responsáveis autárquicos de Amarante, Arouca, Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Felgueiras, Gondomar, Guimarães, Oliveira de Azeméis, Paredes, Póvoa de Lanhoso, Vila Pouca de Aguiar e Vila Real deslocaram-se às instalações da CCDR-N para assegurar financiamento para “indemnizar a perda de equipamentos municipais, carros ou edifícios que arderam e estações de tratamento de águas ou estações de tratamento de esgotos”.
Neste processo estiveram também presentes figuras do estado como o Ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida e também o presidente da CCDR-N, António Cunha.