Guimarães tem objectivos traçados para o seu concelho e assinou, esta Terça, dia 31 de Maio, o contrato do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU).
O Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, e o Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, Emídio Gomes, procederam à assinatura do contrato no valor de 18,5 milhões de euros de Fundos da União Europeia.
O montante contratualizado destina-se a apoiar a realização de obras em Guimarães no âmbito da mobilidade sustentável, reabilitação urbana e habitação social. Nos projectos vimaranenses, constam a criação de uma rede urbana de percursos cicláveis e de ligação às vilas, a reabilitação e refuncionalização do edifício Jordão e Garagem Avenida, a conclusão da reabilitação da antiga fábrica Freitas & Fernandes para a instalação da unidade das Nações Unidas, a reabilitação da área central das Taipas e a recuperação de habitações sociais da Nossa Senhora da Conceição, São Gonçalo, Atouguia e Emboladoura (Gondar), requalificação do Parque das Hortas, entre outras obras.
Este plano estratégico de desenvolvimento urbano está estruturado em três temas: mobilidade, reabilitação urbana e promoção da inclusão social. Quase toda a região do Norte concordou e assinou o documento de compromisso.