Guimarães com aposta forte nas artes a nível Europeu

0

São três novos projectos que Guimarães quer ver melhorados a nível europeu. O Novo Circo, o CIAJG e o Westway Lab vêm assim novas parcerias (re)firmadas com outras entidades europeias.

A entidade gestora dos espaços Centro Cultural Vila Flor, Centro Internacional das Artes José de Guimarães, Casa da Memória e Centro de Criação de Candoso, A Oficina reforçou a sua aposta nas áreas da música, artes visuais e novo circo.

Comecemos pela música, onde o festival vimaranense Westway Lab reuniu com 8 parceiros europeus para criar o INES, uma nova rede de cooperação para descoberta de artistas e desenvolvimento da industria da música. Dela fazem parte Liverpool Sound City, Live at Heart, MENT Ljubljana, Monkey Week, Sonicvisions, Spring Break, Waves Vienna, Westway Lab e gigmit.

No que toca às artes visuais, o CIAJG viu-se integrado numa plataforma que reune 18 organizações culturais para melhorar a cooperação internacional entre agentes culturais europeus e desenvolver a mobilidade transnacional de artistas e do seu trabalho.

O novo circo tem sido uma das grandes apostas de Guimarães nas artes; e com grande sucesso. Depois da integração no programa CircusNext, eis que chega agora a plataforma facilitadora que tem como principal objetivo identificar e apoiar autores emergentes. Este projecto tem a aprovação da Comissão Europeia.

Share.

Comments are closed.