Gravuras históricas, gravuras contemporâneas

0

Vai ser inaugurada a 20 de Novembro de 2015 a última exposição do Ciclo promovido pela Sociedade Martins Sarmento “Em Volta das Nossas Gravuras”, às 18:00.

Esta exibição é uma série de três exposições em que se colocam em diálogo obras de artistas plásticos contemporâneos com uma selecção de gravuras da Colecção da Sociedade, que conta actualmente com cerca de 2600 documentos.

Gina Frazão encerra, assim, o ciclo expositivo iniciado por Margarida Lagarto e que contou com a participação de Pedro Proença, numa exposição onde foi lançado o Catálogo do ciclo expositivo, uma edição de 150 exemplares onde estão reunidas cerca de 100 gravuras e obras dos artistas, assim como uma monografia de Maria José Meireles sobre a técnica da gravura e a colecção da Sociedade Martins Sarmento.

O legado que Francisco Martins Sarmento deixou à Sociedade criada com o seu nome por um grupo de ilustres vimaranenses, não foi só o da sua importante colecção arqueológica ou o dos seus bens patrimoniais imobiliários, mas o de muitos outros entre os quais se destaca a colecção de mil e seiscentas gravuras de grande qualidade que comprou a Joaquim de Vasconcelos a qual foi sendo enriquecida por posteriores doações, atingindo hoje cerca de dois mil e seiscentos exemplares, de autores tão importantes como Francesco Bartolozzi e Domingos Sequeira, ou o Rei D. Pedro V e D. Fernando II de Saxe-Coburgo.

“Em Volta das Nossas Gravuras” tem entrada livre até 17 de Janeiro de 2016.

Share.
Exit mobile version