Está em marcha o plano para ligar a cultura vimaranense nos próximos 10 anos

0

O Teatro Jordão foi o local escolhido para dar início a um novo processo de auscultação do setor cultural vimaranense. Ao longo de um ano associações, artistas e agentes culturais serão desafiados a debaterem as artes locais.

O Observatório de Políticas de Ciência, Comunicação e Cultura da Universidade do Minho irá trabalhar para estabelecer um Plano Estratégico Municipal para a Cultura de Guimarães até 2032 e realizou uma primeira ação para apresentar ao setor artístico local alguns dos pontos-chave desta iniciativa que pretende auscultar grande parte dos agentes vimaranenses.

Ao longo de 12 de meses e através de inquéritos online e reuniões presenciais, grande parte do setor (e também da sociedade civil, será desafiado a comunicar pontos fortes (positivos e negativos) à equipa que irá operar toda esta ação em Guimarães. Estudo de públicos, o impacto dos investimentos municipais ou estratégias de espaços e equipamentos serão alguns dos temas abordados.

A primeira sessão contou com cerca de 100 participantes, entre artistas individuais, coletividades, juntas de freguesia, associações e agentes culturais de várias áreas de Guimarães. A proposta final deverá ser entregue ao município até ao fim de maio do próximo ano. A entidade responsável por este estudo já realizou operações semelhantes nas cidades de Torres Novas, Guarda ou Braga.

Share.
Exit mobile version