Conquistas na Europa e no Mundo com modelos criados em Guimarães

0

No Ambiente e na Economia, Guimarães continua a espalhar magia um pouco por todo o lado. Nos últimos dias, o município esteve em duas grandes conferências onde mostrou grandes feitos.

As conferências do Fórum Ambiental da Rede Eurocities e do URBACT – Cities4CSR reforçaram a posição de Guimarães nos setores económicos e de sustentabilidade ambiental. Nas duas ocasiões, Guimarães teve a oportunidade de mostrar alguns dos caminhos que tem percorrido merecendo grandes elogios de parceiros e cidades da Europa e do Mundo.

No Fórum Ambiental da Rede Eurocities Guimarães e Porto foram as cidades anfitriãs e a cidade berço destacou-se com projetos como a ligação cultural numa zona degradada como o Bairro C, o cálculo da Pegada Ecológica Municipal ou as Ecovias do Selho e do Ave. Guimarães é membro do Fórum Ambiental da Rede Eurocities que inclui cerca de duas centenas de cidades, assumindo ainda a liderança do grupo de trabalho “Áreas Verdes e Biodiversidade”.

Alguns frutos desta reunião foram também destacados neste artigo do Jornal de Notícias que descreve como as cidades anfitriãs foram essenciais para o desenvolvimento deste último Fórum Ambiental, um dos mais importantes em todo o mundo.

Já na reunião Transnacional do projeto URBACT – Cities4CSR, Guimarães, juntamente com Rijeka, destacaram-se entre as 10 cidades participantes (Milão (Itália), Nantes (França), Bratislava (Eslováquia), Sofia (Bulgária), Budaors (Hungria), Molina de Segura (Espanha), Bratsa (Bulgária), Kekava (Letónia) e Rijeka (Croácia)) com boas práticas e as suas experiências em relação a projetos sociais e económicos como Guimarães Marca ou Cercigui.

Share.

Leave A Reply