Bairro C quer elevar estatuto para Campus das Artes em Couros

0

As mais recentes obras de requalificação do Teatro Jordão e Garagem Avenida vão transformar parte da zona de Couros numa grande área das artes em Guimarães.

Fechada a primeira parte do Bairro C, uma iniciativa da autarquia vimaranense para dar ânimo a uma zona central da cidade de Guimarães mas muito esquecida, tempo agora para refletir sobre o seu futuro. Foi isso o que aconteceu na última conferência com Domingos Bragança (CMG), Vitor Matos (SMG) e Rui Vieira de Castro (UMinho).

No fim das obras do Teatro Jordão e Garagem Avenida, prevê-se aqui a instalação das Licenciaturas de Teatro e Artes Visuais da UMinho e a transferência da Sociedade Musical de Guimarães também para este espaço, para além de um auditório e salas de ensaio.

O Bairro C foi idealizado no início do ano 2020 e colocou no terreno dezenas de artistas a pensarem formas de dar vida e destaque a uma das zonas menos frequentadas da cidade berço. Os resultados, promissores, chegaram a ter eco na Europa.

O principal equipamento cultural desta “novo bairro” deverá abrir em junho de 2021 e está a ser definido um modelo de governança de forma a que a operacionalização seja possível cerca de dois meses depois.

Share.

Comments are closed.