Dia 18 de Maio comemora-se o Dia Internacional dos Museus com o tema “Museus e histórias contestadas: dizendo o indizível nos museus”. Celebrado anualmente em milhares de instituições museológicas de todo mundo, Guimarães não é excepção e tem uma vasta oferta para esse dia.
Mas as novidades não ficam por aqui. A noite de sábado, 20 de Maio, também será preenchida pela Noite Europeia dos Museus. O FreePass Guimarães reuniu algumas sugestões para esses dias.
Recordar a História no Paço dos Duques
No dia 18, pelas 10:30, teatro e marionetas animam a manhã, retratando os feitos dos reis e da história de Portugal. Para o dia 20 de Maio, a Academia de Música Valentim Moreira de Sá associa-se ao evento, e entre as 21:30 e as 23:00 O Paço dos Duques está de portas abertas, com Dom Afonso e Dona Constança de Noronha como anfitriões. A entrada é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia.
Teatro e jogos medievais no Museu Alberto Sampaio
O Museu Alberto Sampaio apresenta no dia 18 um teatro de marionetas que dá conhecer a vida conventual das freiras do Convento de Santa Clara, encenando, ainda, um teatro de sombras que tem como protagonista o Rei da bom memória, D. João I. Ao longo do dia, as crianças que visitarem o museu poderão também experimentar jogos medievais. No dia 20 de Maio, o canto gregoriano nos clautros abrirá as actividades, que continuam com o teatro de sombras e uma visita ao museu. A entrada é gratuita mas tem inscrição obrigatória com 3 dias de antecedência.
Entrada gratuita no Museu de Cultura Castreja
O Museu de Cultura Castreja e a Citânia de Briteiros associam-se ao Dia Internacional dos Museus com a possibilidade de visita gratuita no dia 18 de Maio.
O Centro Internacional das Artes José de Guimarães abre as suas portas na pessoa do seu director artístico, Nuno Faria, para uma visita guiada pelas 18:00, no dia 18. A actividade é gratuita mas necessita de inscrição prévia com 48 horas de antecedência.~
Baile na Sociedade Martins Sarmento
No dia 20 de Maio, pelas 22:00, no Salão Nobre da Sociedade Martins Sarmento realiza “O Baile – Encenação histórica dos bailes do Palacete de Martins Sarmento do Largo do Carmo no século XIX “. O evento contará, ainda, com o Grupo Baile Oitocentista e Orquestra. A entrada tem o valor de 7 euros, 5 euros para crianças e sócios da Sociedade Martins Sarmento. A inscrição é obrigatória até ao dia 18 de Maio.
O Centro de Ciência Viva de Guimarães tem reservado, para o dia 18 de Maio, entrada livre aos amantes da ciência entre as 13:00 e as 18:00 da tarde.
Viagem pela história na Casa da Memória
A equipa da Casa da Memória de Guimarães preparou uma visita guiada e partilhada feita a partir de testemunhos de outras pessoas que também já percorreram estes espaços. A visita acontece pelas 16:30 e a entrada é gratuita.