Inaugurações, entradas gratuitas e pequenos programas embalam Guimarães para um verdadeiro destino para os entusiastas da história (e não só). No dia 18 de maio celebra-se o Dia Internacional dos Museus e a Noite Europeia dos Museus.
Guimarães está com excelentes programas para o dia 18 de maio. Entradas gratuitas são o maior chamativo mas há muito mais para apreciar nesse e noutros dias. Da arte contemporânea à história medieval, o público poderá usufruir de vários programas para todas as idades.
SETE DIAS DE ATIVIDADES NO CIAJG
Não serão precisos 80 dias para dar a volta ao mundo, como previa Júlio Verne, mas o Centro Internacional das Artes José de Guimarães propõe uma viagem ao “museu-mundo” com uma grande inauguração e um serão mais descontraído com carimbo da promotora Revolve. Ao longo de sete dias haverá outros programas para aproveitar.
ENTRADAS GRATUITAS NO PAÇO DOS DUQUES E CASTELO DE GUIMARÃES
Dois dos monumentos mais visitados do país estarão com entradas gratuitas no dia 18 de maio. Além das entradas, está preparado um programa com um teatro de marionetas e uma visita temática sobre como viviam os duques no século XV. As inscrições podem ser feitas até ao dia 17 de maio. À noite há um concerto para assinalar o 10º aniversário da Universidade das Nações Unidas em Guimarães.
SOCIEDADE MARTINS SARMENTO COM VISITA NOTURNA A SEPULTURAS
“O que nos dizem as sepulturas” é o mote para descobrir como viviam os nossos antepassados. Nesta sessão noturna de descoberta de culturas e tradições, André Silva irá também mostrar como a peste-negra, e outras epidemias, foram enfrentadas na região.
DO CONVENTO PARA O MUSEU DE ALBERTO SAMPAIO
Muitas das peças guardadas no Museu de Alberto Sampaio estiveram em vários locais da cidade durante muitos anos. Para uma recuperação e dinamização destas obras, o Museu de Alberto Sampaio propõe uma série de “saídas” a outros espaços de Guimarães. A primeira visita é ao Convento do Carmo partindo do icónico museu vimaranense.