Visitar todos os espaços culturais com um único cartão era um projecto muito aguardado pela Câmara Municipal. O Guimarães Pass vê a luz do dia a partir do dia 1 de Junho.
Com vista a uma melhor comunicação dos vários espaços museológicos e a uma permanência alargada dos visitantes na cidade de Guimarães, este novo bilhete único traz a possibilidade de visitar 11 espaços culturais em 4 dias. O tempo do Guimarães Pass será activado assim que o visitante aceda ao primeiro equipamento.
Na apresentação deste novo projecto, José Bastos, Vereador da Cultura do Município, afirmou que este passaporte representa um desconto de quase 50% em relação à compra individual em cada museu. “No futuro também poderão entrar para esta plataforma entidades privadas, bem como abraçar outras vertentes das visitas em Guimarães como a gastronomia ou o comércio”.
O Guimarães Pass, que terá uma forma divertida de “carimbar” a passagem dos visitantes através de autocolantes e de uma pequena caderneta, tem os preços de 15 e os 18€ (bilhete normal com e sem Teleférico da Penha) e entre os 10 e os 11,5€ (bilhetes com desconto), desconto esse que se resume aos estudantes, maiores de 65 anos ou portadores de Cartão Jovem. Os menores de 12 anos terão acesso gratuito.
Os operadores turísticos e locais estão também a ser contactados com vista a uma eventual parceria para a promoção do Guimarães Pass. O FreePass Guimarães terá também um banner que permitirá a compra online destes bilhetes gerais.
Os equipamentos abrangentes por este novo bilhete único são o Castelo de Guimarães, Paço dos Duques, Percurso Museológico (Santa Casa da Misericórdia/Igreja dos Capuchos), Museu de Alberto Sampaio, Curtir Ciência, Palácio Vila Flor, Sociedade Martins Sarmento, Centro Internacional das Artes José de Guimarães, Casa da Memória, Museu da Cultura Castreja e Citânia de Briteiros (estes últimos fora do centro da cidade).