Zona de Couros consulta UNESCO para o título

0

A candidatura da Zona de Couros a Património Mundial da UNESCO já contou com várias avaliações positivas, tanto a nível nacional como internacional. Agora foi a vez da arquitecta e consultora Tatiana Kirova dar o seu parecer.

Depois de uma visita à zona da classificação, Tatiana Kirova reuniu-se com vereador Fernando Seara de Sá e do Coordenador do Gabinete de Couros Ricardo Rodrigues para analisar os aspectos que poderão ser mais abrangentes na candidatura. Em causa está o alargamento do “Centro Histórico” à parte mais baixa da cidade, onde se encontra grande parte da história industrial de Guimarães.

No seguimento desta candidatura, e para obter mais força face às grandes exigências da UNESCO, o Município de Guimarães já inscreveu esta mesma zona a Bem de Interesse Nacional. Neste procedimento serão ainda contratualizados especialistas e estudos nas áreas como História, Antropologia, Sociologia, Arquitectura, Hidrologia.

A arquitecta Tatiana Kirova foi a responsável pela candidatura do actual Centro Histórico de Guimarães a Património Mundial da UNESCO em 2001. A consultora da UNESCO é membro permanente de vários comités internacionais ligados à arquitectura e história de muitas cidades europeias.

Share.

Comments are closed.