Pela segunda vez Portugal recebeu uma edição especial de atribuição dos galardões do Guia Michelin, um dos prémios mais conceituados da gastronomia mundial. Guimarães continua a ser uma das cidades mais distinguidas.
A Alfândega do Porto acolheu a cerimónia de atribuição dos prémios relativos ao ano de 2025 com a entrega de Estrelas Michelin e dos Bib Gourmand a vários espaços gastronómicos do território português. Sem a atribuição das 3 estrelas, foram oito os espaços que conseguiram as 2 estrelas e oito novos espaços a entrar para o estrelato.
A Cozinha de António Loureiro, localizada no centro histórico de Guimarães, mantém a sua Estrela Michelin para o ano de 2025, onde está também recomendada uma visita ao Le Babachris do chef francês Christian Rullan, poucos metros ao lado. Este Bib Gourmand regressa a onde pertence depois do encerramento do antigo espaço.
O restaurante Norma, do chef Hugo Alves, revalida também o distintivo de Bib Gourmand, enquanto que os espaços 34, Hool e S. Gião mantêm a recomendação neste guia de excelência gastronómica.
Já Rui Filipe, chef do restaurante bracarense Palatio, foi um dos destaques da noite com a atribuição da primeira Estrela Michelin à cidade de Braga. O vimaranense é um dos fundadores do Renascimento, também localizado no centro histórico de Guimarães.