A icónica marca portuguesa de motociclos quer regressar ao asfalto com dois veículos elétricos disponíveis para o público. Em Lisboa, a marca agora sediada em Guimarães, recebeu um investimento de 2,4 milhões de euros.
Entre os anos 70 e 90, munidas de motores da alemã Zundapp, a Famel foi a mota mais vendida em Portugal e o seu refundador, Joel Sousa, quer fazer regressar a icónica XF-17 com duas versões elétricas às estradas europeias. A Magnify Capital Partners e o Banco de Fomento abriram a primeira grande ronda de investimento com um investimento inicial de 2,45 milhões de euros, havendo ainda a possibilidade para os pequenos investidores.
As versões elétricas da XF-17 serão fabricadas no concelho da Anadia, cidade reconhecida por todo mundo pela sua gigante capacidade de exportação de bicicletas. A Famel conta já com cerca de 100 pré-reservas e quer realizar as primeira entregas já na primavera de 2025 com, pelo menos, 50% dos componentes fabricados em Portugal.
A sede da empresa Famel está fixada em Guimarães, mais propriamente no AvePark, sendo uma das empresas a operar sob o teto da Set.Up Guimarães, a incubadora municipal que alberga cerca de 100 empresas em dois locais distintos do concelho.