Os municípios de Guimarães, Braga, Barcelos e Famalicão confirmaram a adesão de Viana de Castelo ao extinto Quadrilátero Urbano. Cerimónia oficial decorreu em Braga com os respetivos autarcas presentes.
A associação passará a denominar-se de Pentágono Urbano com a mais recente adesão de Viana do Castelo aos quatro municípios que encabeçavam o Quadrilátero Urbano. Este projeto criado em 2008 fomentava não só a economia dos municípios aderentes como também proporcionava conceções em diversas áreas da sociedade como a mobilidade, a indústria ou a cultura.
A mobilidade é mesmo um dos pontos-chave em cima da mesa, segundo o autarca e presidente do Pentágono Urbano, Ricardo Rio, que deseja criar nos próximos tempos a Área Metropolitana do Minho, fomentando um melhor ecosistema de transportes bem como a criação de mais e melhores ligações entre municípios.
Com este novo formato pentagonal, a associação minhota representa-se com cinco dos 20 municípios mais exportadores do país, valendo 10% das exportações nacionais. A inclusão de Viana do Castelo traz também o mar e a sua economia a este que é uma nova visão da região do Minho.