UMinho lança hub para trabalhar a mobilidade com investigadores e empresas

0

Foi apresentada esta quinta-feira, 30 de março, no campus de Azurém, a plataforma TMob-Hub – Transportation and Mobility Research Hub. Diversas empresas e entidades públicas apresentaram-se em Guimarães.

Diversas entidades públicas e privadas estão envolvidas neste novo projeto da UMinho que junta cerca de 100 cientistas de sete centros de investigação, como o Algoritmi, o Centro de Território, Ambiente e Construção (CTAC), o Instituto de Polímeros e Compósitos (IPC), o Instituto para a Sustentabilidade e Inovação em Estruturas de Engenharia (ISISE) ou o Centro de Engenharia Mecânica e Sustentabilidade de Recursos (MEtRICs).

O TMob-Hub quer envolver os principais modos de transporte (ferrovia, metro, rodovia, aeroportuário, marítimo e fluvial), cooperando com atores nacionais e internacionais. Na apresentação marcaram presença, membros do IMT, Mota Engil, Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo e da Autoridade Nacional da Aviação Civil.

Apesar da envolvência de cerca de 100 cientistas nesta plataforma, a versatilidade e a dinâmica que poderão ser implementadas neste projeto podem chegar até aos 450 investigadores. As primeiras linhas gerais da plataforma estão enunciadas neste link.

Share.
Exit mobile version