A Universidade do Minho tem vindo a subir nos principais rankings internacionais, como é demonstrado pelos resultados mais recentes do Scimago Institutions Rankings e do Center for World University Rankings (CWUR).
Nas classificações da Scimago, a UMinho é a 357ª a nível global, tendo progredido quase 200 posições desde 2010 e reforçado a sua presença nas comunidades académicas, na sociedade e na economia. Neste caso, a avaliação é feita pelo desempenho na investigação, inovação e impacto social de 5147 instituições de ensino superior de todo o Mundo, tomando nomeadamente como referência o volume de publicações científicas e de citações na base de dados da Scopus.
Quanto à lista da CWUR, este destaca as 1000 melhores universidades do mundo com presença de 6 instituições portuguesas: UMinho, Lisboa, Porto, Coimbra, Nova de Lisboa e Aveiro. O ranking afere a qualidade da educação e formação dada aos estudantes, o prestígio dos membros das instituições e a qualidade da investigação produzida.
A Universidade do Minho é composta pelos pólos de Gualtar (Braga), Azurém e Couros (Guimarães) e tem, neste momento, as candidaturas de 2016/2017 abertas.