UMinho com notas muito positivas em dois rankings internacionais

0

Ciência e Tecnologia Alimentar e Engenharia Civil da Universidade do Minho mantêm-se no top 100 da edição de 2022 do Ranking de Xangai por áreas disciplinares.

O Global Ranking of Academic Subjects avalia as universidades de todo o mundo em 54 áreas específicas de ensino e investigação. Em análise, estão indicadores como artigos científicos publicados nos últimos 5 anos, e o impacto obtido na respectiva área e a nível internacional.

Em destaque entre as academias portuguesas estão também as áreas de Direito, no top 150, Comunicação que marca presença no top 300 e Educação no top 400. Outras dez áreas científicas da UMinho estão no top 500 do ranking: Engenharia Biomédica situa-se no top 200; Biotecnologia no top 300, enquanto Engenharia Mecânica, Psicologia, Ciência Política, Gestão e Negócios, Ciências Farmacêuticas, Biologia Humana marcam presença no top 400), e ainda Física, Engenharia e Ciência dos Materiais destacam-se no top 500.

Destaque também para a atribuição de nota máxima em 12 indicadores do ranking global U-Multirank 2022 e a segunda nota mais elevada noutros 12 indicadores, que destacaram o seu desempenho relevante nas dimensões de ensino e aprendizagem, investigação, internacionalização, transferência de conhecimento e envolvimento regional.

A 9ª edição do U-Multirank avaliou mais de 2200 instituições de ensino superior em 96 países, em quatro indicadores da dimensão da investigação: publicações científicas, publicações interdisciplinares, proporção de pós-doutoramentos relativamente ao total do pessoal académico e percentagem de autores de género feminino.

Share.
Exit mobile version