Com mais de seis séculos de história(s), o Paço de S. Cipriano, em Tabuadelo, estará de portas abertas para uma visita guiada apresentada pela associação Muralha no dia 16 de setembro, às 10:30.
A casa pertence à mesma família desde 1415 e é seguramente uma das casas senhoriais mais antigas do país. A sua origem remontará a tempos ainda mais antigos, às villas romanas que deram origem a muitas casas senhoriais na região de Entre Douro e Minho.
Na sua origem, o Paço de S. Cipriano seria previsivelmente mais pequeno do que é hoje, tendo crescido com o tempo, mantendo uma parte primitiva que ainda existe, como a cozinha velha. Esta preservação de muitos dos seus elementos arquitetónicos primordiais, o que não aconteceu em muitas outras casas, sobretudo no século XVIII, distingue a casa de muitas outras casas senhoriais antigas.
O ponto de encontro está agendado para a sede da associação Muralha, que depois organizará boleias rumo à freguesia de Tabuadelo. As inscrições podem ser feitas através do email: guimaraesmuralha@gmail.com