Tudo que precisas saber sobre máscaras comunitárias

0

Nos próximos meses será muito comum o uso deste acessório nas ruas, nos transportes e no comércio. Há regras apertadas sobre o seu uso, fabrico ou venda ao público.

A bem ou a mal, as máscaras chegaram para ficar. Estes acessórios têm o objetivo de prevenir o contágio do Covid-19 entre a população a fim de evitar uma propagação extrema deste vírus que está a ameaçar a sociedade e a economia mundial.

Há várias empresas e lojas a vendar estes artigos no entanto aconselha-se uma atenção redobrada no processo de escolha das máscaras em todos os locais.

TRÊS NÍVEIS E TIPOS DE MÁSCARAS
De acordo com várias entidades de saúde e governativas existem três tipos de máscaras à venda destinadas a vários setores da sociedade.
Nível 1: destinadas a profissionais de saúde;
Nível 2: máscaras destinadas a trabalhadores que lidam com um elevado número de indivíduos;
Nível 3: destinadas à proteção de grupo e para espaços interiores públicos;

CERTIFICAÇÃO DAS MÁSCARAS
Guimarães conta já com várias empresas a fabricar estes equipamentos de proteção individual. No entanto apenas algumas receberam o certificado do CITEVE, uma instituição que se encontra a realizar testes em máscaras recolhidas das várias empresas da região.

REUTILIZAÇÃO DAS MÁSCARAS
No local de compra das máscaras é melhor ficar informado acerca da reutilização destes equipamentos. Existem máscaras que só podem ser utilizadas uma vez e outras que podem ser lavadas até 5 ou 10 vezes. Há também umas terceiras que apenas podem ser desinfetadas com uma solução de álcool de 70%.

FABRICO DE MÁSCARAS
Não sendo recomendável o uso de máscaras caseiras em locais públicos a vimaranense Fibrenamics lançou o “ouro” do fabrico deste equipamento: um guia prático de como proceder ao fabrico de máscaras que podem garantir um certificado oficial.

MELHORES LOCAIS PARA COMPRAR MÁSCARAS
Recomendamos a compra deste equipamento em farmácias locais. Se não houver, é aconselhável a comprar nos hiper-mercados que apenas podem vender máscaras certificadas. Nos restantes locais fica atento ao selo de certificação do equipamento.

Share.

Comments are closed.