O já muito galardoado projeto da Vitrus Ambiente completou três anos de atividade no passado dia 31 de julho. Só no último ano foram sinalizadas e reportadas cerca de 150 infrações.
Guimarães foi um dos primeiros municípios portugueses a fazer renascer uma profissão já extinta. Os guarda-rios de Guimarães foram e são um exemplo para todo o país pela forma como têm vindo a trabalhar nas zonas ribeirinhas dos rios Vizela, Ave e Selho.
O projeto guarda-rios da Vitrus completou três anos de atividade com quase 500 ocorrências, sendo que 150 destas aconteceram no último ano. Para além da fiscalização e do reporte para as entidades competentes como a GNR-SEPNA (Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente) e PSP-BPA (Brigada de Proteção Ambiental), o projeto realiza também campanhas de sensibilização junto da população.
Este projeto da Vitrus Ambiente foi ainda distinguido com o Prémio Internacional ‘Escoba de Plata’ (2024), em Espanha, atribuído pela Associação Técnica para a Gestão de Resíduos e Meio Ambiente (ATEGRUS), depois de ter sido premiado com o Prémio Nacional de Sustentabilidade na Categoria de Preservação do Capital Natural (2023).