A cidade berço volta a figurar num importante guia gastronómico mundial, o Guia Repsol. Os três restaurantes de Guimarães são também os únicos de 194 eleitos para este guia que está de regresso a Portugal nove anos depois.
A Cozinha de António Loureiro, Pirâmide do Egito e o Restaurante São Gião conquistaram na cidade de Santarém um Sol do Guia Repsol. Estes são os únicos restaurantes do Minho a garantirem um dos três grandes prémios do guia que está de regresso a Portugal após um hiato de nove anos.
O Guia Repsol de 2025 atribuiu três Sóis a quatro restaurantes, dois Sóis a 17 espaços gastronómicos e 49 restaurantes com um Sol, onde se incluem os três vimaranenses. Fora dos 70 estabelecimentos premiados, foram também listados 124 restaurantes que mereceram o selo de Recomendação, onde se encontram cinco restaurantes de Braga, um da Apúlia, um de Famalicão e outro de Vila Verde.
Além das grandes distinções da Gala Repsol de 2025, que decorreu em Santarém, a organização destacou também a gastronomia sustentável e o elevado número de líderes femininas à frente de conceituados restaurantes em Portugal; ao contrário do que aconteceu, por exemplo, na última eleição do Guia Michelin, o grande concorrente deste guia.