Guimarães continua a dar cartas no que toca à sua já larga experiência nas áreas das novas tecnologias e transformação sustentável. Missão Cidades da União Europeia vai durar cerca de 18 meses e será financiada a 48 municípios.
Porto, Lisboa e Guimarães foram as cidades portuguesas escolhidas para um novo projeto europeu que procura soluções facilitadoras e replicáveis que abram caminho para uma transformação abrangente e sustentável. Neste projeto estarão ainda entidades como o Laboratório da Paisagem, a Porto Ambiente, a Porto Digital e o Instituto Superior Técnico.
No objetivo deste novo projeto estão temas como desenvolvimento de modelos de governança, monitorização de contratos climáticos, promoção de atividades coletivas coordenadas e até desenvolvimento de planos de ação e investimentos a fazer no território. Tudo isto, claro, terá de ser desenvolvido ao ponto de poder ser replicado noutras cidades.
O programa será implementado entre abril de 2025 até setembro de 2026 e será gerido pela plataforma NetZeroCities, da qual Guimarães já faz parte com projetos em andamento tendo em vista a descarbonização até 2030.