Guimarães identificou um problema na logística do Mercado Municipal e levou isso à Europa. A resposta foi imediata e com financiamento garantido para trabalhar numa solução eficaz.
O Município de Guimarães identificou que cerca de 180 fornecedores abastecem os restaurantes locais com produtos frescos do principal mercado municipal. A falta de coordenação e logística provoca congestionamentos e emissões poluentes que tornam o conceito de mercado sustentável quase nulo. Este problema, e com uma solução simples, fizeram de uma candidatura viável aos olhos da Europa.
A solução centra-se principalmente na otimização e eliminação de emissões da cadeia de micrologística através de veículos elétricos que poderão responder sobretudo às necessidades da restauração local, permitindo entregas e abastecimentos rápidos, eficazes e sustentáveis.
Guimarães integra a lista de quinze cidades europeias, de doze países, escolhidas para participar na sétima edição do programa Rapid Applications for Transport (RAPTOR), promovido pela EIT Urban Mobility, uma iniciativa do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT).

