Foram apresentados publicamente cinco projetos de mobilidade para o concelho de Guimarães. Metrobus é o principal destaque com plano para a chegada a Braga mais adiantado que a cidade vizinha. Serviço atinge 3,2 milhões de pessoas.
Para além de toda a infraestrutura pensada para o BRT/Metrobus, o Município de Guimarães pretende rever toda a mobilidade no concelho, nomeadamente nos acessos à circular urbana e ligação a Silvares, onde alguns processos estão muito adiantados e as obras podem mesmo arrancar ainda este ano de 2025. A apresentação pública dos novos projetos decorreu no CCVF com os principais responsáveis pelos estudos e intervenções.
SOLUÇÕES INTEGRADAS E METRO FERROVIÁRIO A SUL DO CONCELHO
O edil municipal salienta a forte ligação ao veículo próprio em Guimarães. Num território muito disperso, serão necessárias melhorias ao nível do transporte público, bem como a sua integração com outros meios, tarifários mais reduzidos, melhor cobertura e mais oferta. De forma a descongestionar a N105, a sul de Guimarães, o Município encontra-se a preparar um estudo para apresentar à CP para uma oferta maior e entre Guimarães e Porto e Guimarães e Lousado.
PRIORIZAR METROBUS NA LIGAÇÃO A BRAGA
É a maior obra dos projetos apresentados. O Metrobus promete ligar as duas cidades minhotas e servir mais de 3,2 milhões de passageiros por ano, havendo depois uma ligação à Linha de Alta Velocidade que tem praticamente a sua localização definida. O custo é de cerca de 160 milhões de euros e, segundo os estudos, a fiabilidade financeira para veículos elétricos é positiva. Descartados estão já as propostas de metro de superfície e ferrovia pesada, que não justificam o alto valor a médio e longo prazo.
O plano, tal como anunciado no passado mês de março, é de ligar o centro da cidade, às freguesias de Ponte, Taipas, com ligação ao AvePark, e Balazar, a última fronteira com o concelho de Braga. Os estudos apresentam grandes alterações nas estradas vimaranenses, sobretudo visuais, visto que a prioridade passará a ser o Metrobus em vez do transporte próprio.
URGEZES “COLA-SE” À CIDADE
Uma vez que a linha de comboio separa a cidade da freguesia de Urgezes, os novos estudos apontam para ligações rodoviárias de modo a fluir melhor o trânsito na zona sul da cidade. Com a urbanização do Monte Cavalinho a nascer, os novos projetos ligam o acesso à principal estrada de Urgezes e também a Avenida D. João IV à zona “alta” daquela freguesia com uma ligação direta.
ZONA DO SALGUEIRAL PARA FLUIR
A fuga pelos atalhos do Salgueiral tem vindo a complicar-se, nomeadamente nos acessos ao Multiusos de Guimarães e Rodovia de Covas. Suprir a rotunda do McDonald’s e estabelecer uma nova ainda antes do Nó do Castanheiro será a alteração mais significativa desta zona, que terá também um novo acesso direto ao Multiusos de Guimarães a partir da Circular Urbana.
NOVA ROTUNDA E UMA SAÍDA ANTECIPADA PARA SILVARES
O nó de Silvares foi desatado mas o crescimento do tráfego automóvel não deu os resultados previstos. Assim, a saída do Variante de Creixomil, no sentido Guimarães-Silvares, terá uma saída para uma futura rotunda na “velha” estrada. Além disso, haverá uma ramificação na saída para o nó de Silvares para quem deseja prosseguir viagem para Silvares/Brito.
Os documentos que reforçam estes projetos podem ser consultados neste link.