Teleférico urbano como solução para a mobilidade? Guimarães prossegue estudos

0

O Município de Guimarães convocou uma reunião para apresentar uma das soluções previstas para o futuro da mobilidade urbana no concelho. Neste workshop esteve presente o responsável pela maior rede de teleféricos urbanos do mundo.

O assunto não é novo e Guimarães quer dar resposta às escassas soluções rodoviárias, que, por se tratar de uma grande área urbanizada as resoluções podem não passar por vias terrestres mas sim pelo “ar. Para fomentar esta ideia, o município apresentou César Dockweiler Suárez, CEO do Mi Teleférico, a rede de teleférico que liga vários pontos das cidades La Paz e El Alto na Bolívia.

Em poucos anos, cerca de 10, La Paz e El Alto investiram numa enorme rede de transporte aéreo que serve uma área populacional de 1 milhão e meio de habitantes. Com cerca de 10 linhas e mais de 25 postos de acesso, este equipamento já transportou cerca de 345 milhões de passageiros e reduziu em muito o tráfego rodoviário em duas importantes cidades da Bolívia.

Guimarães quer assim aprofundar o estudo de mobilidade trabalhado pelo investigador Álvaro Costa e apresentar soluções alternativas que possam contribuir para a qualidade de vida dos vimaranenses. Este meio de transporte apresenta-se como uma solução eficaz no combate às alterações climáticas utilizando energia renovável e com possibilidade de transportar cerca de 5000 passageiros por hora sem necessidade de condutor.

A taxa nula de acidentes, o tempo de vida útil deste meio de transporte e reduzida área de construção em áreas urbanas são outros dos pontos fortes para a possível implementação deste sistema em várias zonas da cidade e do concelho de Guimarães.

Share.
Exit mobile version