Sustentabilidade ambiental chega também ao desporto. Guimarães tem desafio para os clubes

0

Projeto pioneiro em Guimarães está a envolver 55 clubes desportivos que acolhem mais de 7 mil atletas federados. Criar um plano para a diminuição da pegada ecológica dos clubes desportivos é o principal objetivo.

Técnicos e investigadores do Laboratório da Paisagem pretendem utilizar o desporto como veículo de alterações comportamentais na sociedade. No terreno, já estão a ser realizadas visitas técnicas às instalações dos clubes vimaranenses, para a posterior elaboração do plano de sustentabilidade ambiental adaptado à realidade de cada clube.

Numa próxima fase será disponibilizado um software de gestão ambiental, desenvolvido especialmente para este efeito, que irá permitir aos clubes monitorizar a evolução dos diferentes indicadores ambientais integrados no plano elaborado. O projeto “Desporto Carbono Zero” foi já submetido à União Europeia que aguarda o devido reconhecimento e linhas de apoio.

Este é mais um passo dado por Guimarães na descarbonização e na meta estabelecida para 2030 que visa atingir a neutralidade climática de grande parte dos serviços públicos mas também privados.

Share.
Exit mobile version