Suspensão de atividade do FreePass Guimarães

0

Chegou a hora de comunicar que a plataforma FreePass Guimarães terá a sua atividade suspensa por tempo indeterminado. Por muitos motivos pessoais (e alguns profissionais) todos os canais serão suspensos nos próximos meses sem data fixa de retoma; na verdade, pode mesmo não haver retoma.

Foram longos anos de trabalho e de dedicação a Guimarães que, infelizmente, serão agora suspensos. Esta paragem é realizada depois de quase 5000 notícias sobre arte, cultura, comércio e lazer (em pouco mais de 7 anos), de elevar o trabalho dos artistas locais e de divulgar a agenda cultural do concelho, infelizmente algo pouco explorado na região. Foi desde 2012 que o trabalho desta plataforma começou a ganhar forma e se mostrou ao lado das entidades locais e que ajudou a colocar tanto o vimaranense como o seu visitante nos locais certos, nas horas certas.

Ainda assim, foram muitos os entraves encontrados. Apesar da “ajuda” prestada por esta reduzida equipa, o reconhecimento foi muitas vezes nulo, a falta de investimento e de diálogo foram escassos. Cremos que esta situação podia até ter sido evitada, por um lado, mas percebemos também que a saída de uma crise pandémica possa ter afetado algumas intenções. Ainda assim, tudo poderia ter sido diferente.

Queremos assim deixar um agradecimento especial às entidades, artistas e associações que trabalharam connosco e ao departamento da cultura do Município de Guimarães que tentou com que este desfecho fosse outro. A empresa que gere esta plataforma continuará a trabalhar e a colaborar, no que conseguir, com estas e outras entidades, ainda que sem esta importante ferramenta local, o FreePass Guimarães.

Este vazio que agora possa existir na comunicação vimaranense, da cultura e do lazer, deveria ser mais preenchido pela imprensa local e regional, que muitas vezes se esquece destes valores face ao football e aos conteúdos vazios de interesse e preenchidos de intenções fúteis. De salientar que é da cultura que provém uma boa parte das receitas da imprensa local. No entanto, é aquela que tem menos destaque.

Em nome da equipa queremos deixar um obrigado a todos os seguidores e leitores desta plataforma, e que de certa maneira foram contribuindo, quase diariamente, para manter tudo e todos o mais informados possível. Gostaríamos um dia de voltar ao ativo com mais e melhores condições, com a força e com a vontade que sempre nos caracterizou; mas desta vez terá de haver compromissos mais sérios e eficazes.

Foi muito bom trabalhar e descobrir uma Guimarães mais a fundo. Foi bom ajudar e sermos ajudados. Foi bom partilhar. Foi interessante utilizar uma linguagem mais básica para comunicar o mais complexo. Foi espetacular estar em sintonia com todos e criar laços com as centenas de entidades, artistas, agentes, produtores, promotores, comércio e desconhecidos. Colocamos Guimarães no mapa e o mapa em Guimarães. Foi e será um orgulho ter feito este trabalho!

Esperamos ver-vos em breve!

Ivo Rainha
We Pub

Share.
Exit mobile version