Subida nos números turísticos de 2021 anima perspetivas para o novo ano

0

Os dados do relatório do Turismo de Guimarães de 2021 referem uma crescente recuperação desde o início da pandemia de covid-19. Sector foi um dos mais afetados em todo o mundo mas está em recuperação.

A taxa média de ocupação-quarto foi de 36% em Guimarães superando, neste indicador, a média nacional (33%) e da região norte (31%); ainda que não tenham sido totalmente contabilizados os números de novembro e dezembro. De lembrar que Guimarães esteve vários dias com a lotação quase esgotada nos primeiros dias de dezembro devido ao Campeonato de Ginástica que trouxe mais de 600 pessoas ao concelho.

Guimarães apresenta assim números positivos nos diversos indicadores como no número de dormidas e também no número de visitas aos Postos de Turismo da cidade que, apesar de tudo, ainda estão longe dos níveis de pré-pandemia. No entanto, todos os indicadores apontam para uma recuperação acima da média nacional.

Outro método que permitiu alguns dados foram as viagens no Teleférico de Guimarães que voltaram a números que podem ser considerados quase normais em relação a outros anos.

GUIMARÃES JÁ TRABALHA PARA O FIM DA PANDEMIA
Sustentabilidade e ambiente serão também as novas apostas para atrair mais turistas nos próximos anos com mais e melhor oferta nestes setores. Mapas da natureza da Montanha da Penha, S. Torcato e Caldas das Taipas, certificações Green Key em vários estabelecimentos e uma aposta no enoturismo são alguns dos trunfos já para este ano.

No entanto Guimarães quer também capacitar os seus agentes locais a esta retoma, daí estar a promover diversas formações na área do turismo em colaboração com as Escolas de Turismo de Portugal. Estas formações terão início no mês de março, sendo que estão já abertas algumas inscrições.

10 ANOS DE GUIMARÃES 2012
Os eventos e a cultura serão também um bons motivos de visita a Guimarães e nada melhor que acrescentar o selo de ex-Capital Europeia da Cultura após 10 anos do seu acontecimento. Festivais, dança, teatro e criatividade vão certamente captar muitas atenções ao longo do ano de 2022.

Share.

Comments are closed.