São exposições temporárias que, em alguns casos, estão quase a terminar e a meteorologia pode também ajudar. Percorrendo a cidade a pé, temos muitas sugestões para visitar e com um valor monetário muito em conta.
Com o fim de semana à porta, Guimarães torna-se num ambiente perfeito para passear, se a chuva der tréguas. Ainda para mais com a nova política de entradas gratuitas aos domingos de manhã, para os residentes em território nacional em vários espaços museológicos da cidade berço. Mas vejamos o que podemos encontrar nestes espaços.
GUIMARÃES PROJECT ROOM
Pela primeira vez, o Guimarães Project Room encontra-se com duas exposições em simultâneo. Os artistas vimaranenses João do Vale e Pedro Cunha exibem alguns dos seus trabalhos, no Museu de Alberto Sampaio e no Palacete de S. Tiago, respetivamente com trabalhos de pintura, desenho e ilustração. A entrada é gratuita e há ainda possibilidade de visitas guiadas com os autores ou então com o curador do projeto, Pedro Silva.
HETERÓCLITOS: 1128 OBJETOS / A EXPOSIÇÃO ZDB
O CIAJG está com duas grandes exposições nas suas diversas salas e pisos na Plataforma das Artes e da Criatividade. 1128 (que também é o ano em que Portugal foi fundado) objetos da coleção de José de Guimarães, que se encontravam também nos repositórios do CIAJG estão à descoberta em várias salas deste museu de arte contemporânea. Noutras salas será possível acompanhar também a mostra de arte contemporânea da icónica Galeria Zé dos Bois, em Lisboa. Há ainda muito mais para ver neste museu nestes dias.
MGA PROJECT
A peculiar Micro Galeria de Arte da Alameda S. Dâmaso está com nova exposição até 5 de março. A vimaranense Délia Carvalho tem três peças de pintura expostas para todos os transeuntes vimaranenses. Este projeto visa levar a arte contemporânea para fora dos espaços museológicos habituais.
UNIVERSOS EM VIAGEM
Também o CAAA Centro para os Assuntos da Arte e Arquitetura tem em exposição arte contemporânea. Nas galerias do seu interior há a exposição “Universos em Viagem” de Maria José Oliveira e que ficará por cá até ao dia 28 de janeiro. A exposição tem curadoria de Paula Pinto.
DE TEMPOS A TEMPOS
Até ao final de janeiro é possível visitar a exposição de pintura “De Tempos a Tempos” de Jorge Pinheiro. Também neste fim de semana, e até dia 15 de janeiro, é possível ver e comprar livros de vários alfarrabistas de Guimarães com a Feira do Livro no átrio principal deste icónico edifício.
PORTRAITS
O Clube Paraíso, em Pevidém, apresenta uma nova exposição no seu espaço. A artista Marina Leão traz um projeto surgido na pandemia e que deu conta de rostos das pessoas isoladas em seu redor. A inauguração está agendada para este sábado, 14 de janeiro, com a presença da artista, bem como momentos de inspiração em volta deste projeto.
O VERDADEIRO LADO DA MANTA
A galeria do Palácio Vila Flor acolhe por estes dias a exposição de Sara & André que desafiaram outros artistas locais e nacionais a pensarem o conceito de comunidade. A exposição conta com a participação de dezenas de artistas e fica aqui patente até ao dia 4 de março de 2023.