Guimarães vai contar com uma nova modalidade de transporte público a partir de outubro. O seu uso será gratuito para detentores de passes mensais e servirá a população, sobretudo, em horários e localidades menos procuradas.
Os futuros Vitrusbus funcionarão a partir de um sistema de reservas, devendo os utilizadores agendar as suas viagens através do número de apoio ao cliente, do website ou da aplicação, até às 15:00 do dia anterior. Este serviço vem colmatar a insuficiência de oferta durante os períodos de baixa procura, reforçando o compromisso do município em promover o uso do transporte público.
A partir do mês de outubro os utilizadores dos transportes rodoviários de dentro e fora do concelho de Guimarães, portadores de passes mensais com ou destino a Guimarães, poderão usufruir gratuitamente deste transporte público flexível, com marcação prévia.
As viaturas utilizadas neste novo serviço serão 100% elétricas, alinhando-se com a estratégia Guimarães 2030, que visa transformar a cidade numa zona climática neutra até ao final da década. Com a entrada destes novos veículos, a número de autocarros elétricos a operar em Guimarães será acima dos 35% de toda a frota.