Série documental que retrata os tempos da ditadura vai sair do livro para o ecrã

0

Está em marcha a produção de uma série gravada principalmente na cidade de Guimarães. As filmagens estão previstas para os meses entre março e junho de 2024 e a estreia deverá acontecer no final do ano nos canais da RTP.

A partir do livro “25 – Guimarães Daqui Houve Resistência” de César Machado, Pedro Bastos e a produtora Olho de Vidro, darão vida aos testemunhos elencados que fizeram história, ainda que desconhecida, à Revolução dos Cravos, de 25 de Abril de 1974. A par das gravações na cidade berço, serão também gravadas peças nas cidades de Braga, Famalicão e Fafe.

Balizado um período dos 13 anos que antecederam o grande acontecimento que deu um processo democrático a todo o país, a Olho de Vidro irá criar uma obra cinematográfica de cinco episódios a partir de 25 testemunhos, entre eles Joaquim Santos Simões, Eduardo Ribeiro, Alberto Martins, José Casimiro Ribeiro ou o antigo Nicolino, Rui Guimarães.

A produção conta já com apoios do Instituto de Cinema e Audiovisual, da RTP, do Turismo de Portugal, da Associação 25 de Abril, da Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril e do Município de Guimarães que comparticipa com apoios logísticos e financeiros.

Share.
Exit mobile version