Santa Luzia já tem luz verde para residência universitária

0

A antiga Escola de Santa Luzia, no centro histórico de Guimarães, vai contar com a “bazuca” para a sua requalificação em residência universitária. O anúncio foi feito na cerimónia dos 48 anos da Universidade do Minho.

Foi no Teatro Jordão que o presidente da autarquia vimaranense deu como certa a passagem do edifício para as mãos do Município de Guimarães por parte do Ministério das Finanças. Esta premissa irá capacitar a Universidade do Minho de mostrar a intenção da requalificação ao PRR (Plano de Recuperação e Resiliência) que termina o prazo de candidaturas dentro de poucos dias.

A posterior passagem de propriedade para a UMinho irá permitir que a instituição de ensino superior consiga em tempo útil de apostar na candidatura ao PRR para a requalificação da antiga escola numa residência universitária e assim dar resposta aos muitos bolseiros da academia minhota.

A ambição desta requalificação por parte da Universidade do Minho já era antiga e está agora mais perto da sua concretização. Rui Vieira de Castro destacou ainda que Guimarães e Braga serão munidas com duas novas residências universitárias, na antiga Escola Santa Luzia na cidade berço e na extinta Fábrica Confiança na cidade dos arcebispos.

O projeto de reabilitação da antiga Escola de Santa Luzia pode ascender os 6 milhões de euros e deverá ficar pronto em 2025.

Share.

Comments are closed.