Ruínas do Castro de Sabroso entre as pilhagens e a recuperação

0

A Sociedade Martins Sarmento está apostada em recuperar as ruínas do Castro de Sabroso, em S. Martinho de Sande. Estas ruínas estão a escassos quilómetros da conhecida Citânia de Briteiros.

Há muito descoberta e identificada a velha povoação que existiu neste castro vimaranense a Sociedade Martins Sarmento tem colocado mãos à obra para devolver aquele espaço à fruição do público com as devidas precauções. O projeto de recuperação tem também um dedo do Orçamento Participativo e conta com instituições públicas para a limpeza da extensa área, como o caso da Vitrus.

A Sociedade Martins Sarmento alerta para um dos saques que ocorreu em setembro de 2020 que deverá ter levado valiosas peças por recuperar deste Castro de Sabroso. Ainda assim, foi possível avaliar algumas peças partidas, nomeadamente de cerâmica, muito utilizada na Idade do Ferro, entre os séculos II e I antes de Cristo.

O processo de recuperação do Castro de Sabroso ainda decorre mas avisa de invasões desta propriedade poderão ser severamente punidas, visto ser ilegal o recurso de aparelhos como detetores de metais ser ilegal em áreas como esta.

De lembrar que estes achados arqueológicos estão classificados como Monumento Nacional o que pode agravar qualquer ato de vandalismo ou saques na área e denunciado às autoridades competentes.

Share.

Comments are closed.