A artista visual vimaranense Catarina Braga foi uma das artistas selecionadas para participar nos Laboratórios de Verão de 2025. Os quatro artistas vão participar na 11ª edição durante o próximo verão no CIAJG em Guimarães, gnration em Braga, e no Solar em Vila do Conde.
Este ano, este apoio à criação artística local contou com 38 candidaturas. O processo de seleção ficou a cargo de um júri composto por Luís Fernandes (gnration, Braga), João Terras (Centro Internacional das Artes José de Guimarães – CIAJG), Mário Micaelo (Solar, Vila do Conde) e Joana Pestana, que, este ano, fará o acompanhamento curatorial do projeto.
Aparelhos sonoros, instalações artísticas com biotecnologia, apresentação de valiosas investigações sobre a origem das plantas ou imagens entre o real e o distópico, serão alguns dos temas abordados neste novo processo criativo que estará ao trabalho durante os meses de verão e cujas apresentações podem ser conhecidas no último trimestre de 2025.
Criado em 2015, pelo gnration, os Laboratórios de Verão procuram potenciar o desenvolvimento de novos trabalhos artísticos originais no território do distrito de Braga e concelho de Vila do Conde. Ao longo de dez edições, o programa apoiou já mais de três dezenas de projetos e meia centena de artistas.

