Respira-se ar puro em Guimarães

0

A Organização Mundial de Saúde tornou público esta semana um relatório onde alerta para os níveis de poluição do ar, mundialmente acima da média. Guimarães é a cidade portuguesa com o ar mais respirável.

O estudo foi elaborado tendo em conta a medida de concentração de partículas, em microgramas, por metro cúbico de ar. Guimarães foi a cidade portuguesa em que o valor atingiu o nível mais baixo, com 3 microgramas por metro cúbico de ar. Estas partículas não são visíveis devido ao seu tamanho, menor que 10 microgramas, contudo provocam graves doenças respiratórias.

Os dados da OMS revelam que 92% da população, 9 em cada 10 pessoas, respira ar contaminado em níveis elevados e perigosos para a saúde. De acordo com o relatório, estima-se que em Portugal morreram 6 mil pessoas, em 2015. Os países mais pobres na Ásia, África e Médio Oriente são os que mais sofrem com estas questões, apresentando a maior percentagem de mortalidade com níveis 5 vezes superiores ao estabelecido pela Organização Mundial de Saúde.

Share.

Comments are closed.