O que se espera de 2019 em Guimarães?

0

Guimarães acaba de entrar em grande no novo ano. Contudo estamos ainda nos primeiros dias e há uma grande expectativa para o ano de 2019.

Obras, lazer, arte, entre outras coisas, são algumas das actividades que farão parte do novo quotidiano da cidade de Guimarães. Alguns dos pontos abaixo são promessas já em fase de conclusão e outras são promessas das associações e entidades vimaranenses. O que se pode esperar em 2019 em Guimarães?

ADARVE DA MURALHA

O jardim interior do Museu de Alberto Sampaio tem estado em obras para a conclusão do acesso pedonal da grande muralha vimaranense. Este novo equipamento promete ser uma das grandes atracções da cidade em 2019.

OBRAS NA ZONA DE COUROS

A zona de Couros estará com grandes alterações na sua paisagem. A instalação da Universidade das Nações Unidas e o Teatro do Jordão são alguns dos pontos que estarão com obras intensas ao longo deste ano. Espera-se também luz verde da UNESCO para o alargamento do Centro Histórico até esta zona.

PARQUE DE CAMÕES

Fez correr muita tinta, mas já falta muito pouco para a abertura do Parque de Estacionamento de Camões. O Parque terá capacidade para 400 lugares e ainda não está decidido se será de livre acesso ou com custo para os utilizadores.

CRESCIMENTO NOS FESTIVAIS JÁ EXISTENTES

Tanto a nível de programa como em número de dias. Foram vários os festivais que mostraram a sua satisfação ao longo do ano e anunciaram algumas alterações para 2019. São os casos do Vai-m’à Banda, Circus Arts Weekend, Westway Lab, Mucho Flow, entre outros, que vão sofrer ligeiras mas significativas alterações.

GRANDES CONCERTOS NO SÃO MAMEDE

O fecho de 2018 trouxe grandes salas ao São Mamede. Contudo espera-se um um grande ano para esta sala de espectáculos de Guimarães.

NOVAS (E GRANDES) EXPOSIÇÕES

Finalizada mais uma temporada da Contextile resta a programação habitual dos diversos equipamentos culturais da cidade. O CIAJG contará com grandes ciclos expositivos, como já vem sendo habitual.

MAIS TEATRO

O “teatro municipal” promete voltar a mexer em 2019. Dito como o “ano zero”, o Centro Cultural Vila Flor irá apostar no teatro, nas oficinas internas de teatro e também no Gangue de Guimarães.

LIGA DAS NAÇÕES

Será o evento desportivo do ano, isto é, se o Vitória não der outras alegrias entretanto. Guimarães será um dos palcos da Final Four da Liga das Nações e tem já um grande jogo agendado. Holanda-Inglaterra será disputado em Junho e deverá contar com uma enchente de adeptos destes dois países.

TORRE DA ALFANDEGA

Foi prometida há muito mas pouco se viu (ou ouviu). Se a Torre da Alfandega abrir em 2019, terá, para além da grande vista sobre a baixa da cidade, um museu interpretativo da história de Guimarães.

TAXA TURÍSTICA

É também o ano que Guimarães pode ver uma taxa acrescida sobre as dormidas em hotéis, hostels e alojamento local. Apesar da medida estar aprovada, esta deve entrar em vigor ainda este ano de 2019 com um custo que deverá rondar o 1 ou 2€.

Share.

Comments are closed.