Para atribuir mais poder aos jovens locais, o Município de Guimarães acaba de anunciar a parceria com quatro programas E.Jovem com o intuito de criar uma nova geração que pense o território e a Europa.
Estes programas vão contar com parceiros locais e europeus, promovendo a democracia participativa através de oportunidades de participação social, artística e cívica na comunidade. Parte do E.Jovem pretende também promover a mobilidade nacional e internacional como estratégia de educação intercultural, educação para a paz e cidadania europeia.
Os quatro eixos já pensados para os programas que vão arrancar em Guimarães muito brevemente serão focados nos seguintes prismas:
- E.Jovem Participa — Neste eixo, destaca-se a criação da Rede Cosmos, uma rede colaborativa de grupos juvenis focados em promover a participação social e o desenvolvimento de competências emocionais e transversais. A rede fornecerá espaços de formação e interação entre jovens, estimulando o envolvimento cívico.
- E.Jovem Mobilidade e Voluntariado — Com o objetivo de promover a mobilidade e o voluntariado, este eixo oferecerá oportunidades de intercâmbio através do programa Erasmus+ e outras parcerias internacionais. Prevê-se que mais de 120 jovens participem em projetos de mobilidade já em 2025, incentivando a educação intercultural e o fortalecimento da cidadania europeia.
- E.Jovem Acontece — Este eixo inclui dois eventos significativos: o Roteiro do Associativismo Jovem, um programa itinerante de proximidade entre associações juvenis e decisores políticos, e os Dias da Juventude, um mês dedicado a atividades que incluem debates, concursos, e torneios desportivos, permitindo que jovens se expressem e participem ativamente na comunidade.
- E.Jovem Ativar — Focando o associativismo, este eixo incentivará a criação de um Regulamento de Apoio ao Associativismo Jovem, para fortalecer as estruturas e iniciativas juvenis de Guimarães.