Quais os eventos em destaque que vão acontecer em Guimarães neste 2024? Temos dicas

0

No início de cada ano o FreePass Guimarães dá conta de alguns dos mais importantes acontecimentos que vão acontecer no concelho. A novidade deste 2024 é que iremos incluir as maiores festas e romarias, para lá dos eventos habituais da agenda.

Este ano traçamos um mapa do que de melhor vai acontecer um pouco por todo o concelho de Guimarães. Das romarias aos festivais, passando pelos eventos mais marcantes, eis uma lista de eventos que marcam cada um dos 12 meses de 2024. Vejamos o que se passa em cada um dos próximos meses. Entretanto, a agenda pode ser acompanhada neste link.

JANEIRO
O ano de 2024 arranca com o tradicional Concerto de Ano Novo, da Orquestra de Guimarães e Academia de Bailado, no primeiro dia de janeiro. Além disso há ainda concertos de Rodrigo Leão no CCVF, Yellow Beanie no CAAA e desportos radicais no Multiusos de Guimarães. No âmbito mais tradicional, a Festa de Santo Amaro abre as festividades populares da região no novo ano.
-Concerto de Ano Novo
-Festa de Santo Amaro de Mascotelos
-Rodrigo e Rosa Leão
-Luftman Xtreme Freestyle

FEVEREIRO
Dança, carnaval e cinema marcam a agenda cultural de Guimarães no mês de fevereiro. O GUIdance está apresentado e será o grande evento do mês, mas há ainda os tradicionais desfiles carnavalescos no dia 13 de fevereiro em três pontos do concelho de Guimarães. Há ainda inaugurações de grandes exposições no CIAJG e Palácio Vila Flor. Em São Torcato acontece a tradicional Feira dos 27, a primeira grande romaria do ano a esta pequena freguesia.
-GUIdance 2024
-Cineclube de Guimarães
-Carnaval em Pevidém, Taipas e Nespereira
-Inaugurações no CIAJG e Palácio Vila Flor
-The Legendary Tigerman
-Feira dos 27

MARÇO
A agenda de março começa a ficar preenchida com duas grandes estreias em Guimarães. O Encontro de Novas Dramaturgias marca o regresso em força do teatro vimaranense, enquanto que na área da música, acontece o primeiro grande festival no concelho; o Fest’in Dustria, a primeira edição de um certame que promete invadir o Parque Industrial de Guardizela cheio de entusiastas com nomes como Padre Guilherme e Zé Amaro. No Multiusos de Guimarães estão convocados nomes como José Cid e António Zambujo. Com a chegada da Páscoa deverá também decorrer o Festival de Música Religiosa de Guimarães.
-José Cid com Orquestra do Norte
-MAPA 2024
-Glimmer
-Fest’in Dustria 2024
-António Zambujo
-Festival de Música Religiosa 2024

ABRIL
Westway LAB será um dos festivais a seguir neste mês de abril, com a cidade a abrir portas à música emergente. Também o Multiusos de Guimarães tem já apontado a início da grande turné dos Xutos e Pontapés. As comemorações do 25 de Abril e as festas populares de S. Jorge, Pevidém, Senhora dos Remédios, em Barco, ou a Senhora da Luz, em Creixomil.
-Westway LAB 2024
-Xutos e Pontapés
-Festa de S. Jorge
-50 Anos 25 de Abril
-Semana da Dança 2024
-Senhora dos Remédios
-Senhora da Luz

MAIO
Maio será um mês de anúncio do que se irá escutar e ver nos meses de verão. Os festivais urbanos exibem cartazes enquanto que os programas regulares se intensificam. No entanto, há destaques já a apresentar com o concerto de Carminho no Centro Cultural Vila Flor e um novo “episódio” das óperas promovidas pela ASMAV, integrado no Festival de Canto Lírico. A Festa das Cruzes, em Serzedelo ou a Festa do Agricultor, Fermentões,
-Carminho
-Festival de Canto Lírico
-Festa das Cruzes
-Festa do Agricultor

JUNHO
Está prometido um mês muito intenso com muito teatro nos Festivais Gil Vicente, um regresso ao passado com a Feira Afonsina, as comemorações do 24 de Junho, festas temáticas como o Sunset Praça e festas populares como a Romaria Grande, em São Torcato, a Ronda da Lapinha, o São João, em Pencelo e Covas, São Pedro, nas Taipas e na Cruz de Pedra, o famoso Santo António. Neste mês está previsto também o regresso aos Banhos Velhos com o programa de verão.
-O Retiro 2024
-Festivais Gil Vicente
-Feira Afonsina
-Dia Um de Portugal
-Romaria Grande
-Ronda da Lapinha
-São João (Pencelo e Covas)
-São Pedro
-Santo António

JULHO
A vida na rua ganha força e haverá muitos motivos para passear por Guimarães. O festival que traz artes circenses a quatro cidades do baixo Minho, o Vaudeville Rendez-Vous, regressa, assim como a música clássica do Guimarães Allegro e ou o rock do Rock no Rio Febras. A Feira de Artesanato e o arranque das Festas Gualterianas são também outros dos pontos fortes deste mês. Nos eventos populares destacam-se as celebrações em honra de S. Cristóvão e do Divino Salvador, em Pinheiro.
-Vaudeville Rendez Vous 2024
-Guimarães Allegro 2024
-Feira de Artesanato
-Rock no Rio Febras 2024
-Festas Gualterianas
-Festa dos Condutores (S. Cristóvão)
-Divino Salvador (Pinheiro)

AGOSTO
Continuamos na rua. Os festivais L’Agosto e Vai-m’à Banda prometem animar este verão em Guimarães com muita música. Mas há também que destacar o Fest’in Folk da Corredoura, o festival que traz à cidade berço o melhor do folclore tradicional de todo o mundo. A Penha será também o local ideal para os imigrantes vimaranenses celebrarem o “Verão é na Penha“. Em Moreira de Cónegos acontecem as Festas da Nossa Senhora da Ajuda e na Costa as Festas de S. Roque.
-L’Agosto 2024
-Fest’in Folk da Corredoura 2024
-Verão é na Penha
-Vai-m’à Banda 2024
-Festa da Nossa Senhora da Ajuda
-Festas de S. Roque

SETEMBRO
O regresso das férias é também o motivo perfeito para reencontrar amigos nas ruas, jardins e praças de Guimarães com o Suave Fest e uma nova edição do festival Manta. Os dois festivais acontecem nos primeiros dias de setembro, que também será marcado pelo regresso dos programas regulares d’A Oficina. Os anos pares são sinónimo de Contextile, que regressa a Guimarães em 2024. Festa de Santa Helena em Brito e Romaria de São Mateus em Gonça são os destaques populares deste mês.
-Suave Fest 2024
-Manta 2024
-Festas de Santa Helena
-Contextile 2024
-Romaria de São Mateus

OUTUBRO
O regresso ao quotidiano pode ser intenso, mas já se sabe que em Guimarães as semanas são de várias “tarefas diárias”. Há jam sessions às quartas e quintas e corridas pela cidade às segundas. mercados às sextas e sábados, entre outros. Sem grandes destaques, pelo menos até ao fecho deste artigo, deixamos as sugestões de festas populares em Silvares, Gonça, Gandarela e S. Martinho com as tradicionais celebrações da Senhora do Rosário e dos Magustos.
-Festas de Nossa Senhora do Rosário (Silvares, Gandarela, Gonça)
-Festa de S. Martinho

NOVEMBRO
Os agasalhos regressam assim como os festivais de música emergente Mucho Flow e icónico Guimarães Jazz. Neste mês de novembro fica também agendadas as preparações para o arranque das Festas Nicolinas, assim como o grande cortejo do Pinheiro pelo centro da cidade. Em Conde celebra-se o tradicional S. Martinho.
-Mucho Flow 2024
-Guimarães Jazz 2024
-Festas Nicolinas
-Festas de S. Martinho

DEZEMBRO
Fim do ano, altura de grandes celebrações em Guimarães com a chegada da Cidade Natal, a elevação a Património da Humanidade da UNESCO e mercados e campanhas para fazer compras na cidade. As Festas de Santa Luzia, no centro da cidade e na freguesia de Airão Santa Maria, são os destaques deste mês.
-Património da UNESCO
-Cidade Natal
-Festas de Santa Luzia (Guimarães e Airão)

Share.
Exit mobile version