O Município de Guimarães participou no Fórum do Ambiente da Eurocities 2024 que decorreu na cidade de Viena, Áustria, e terminou com um painel de especialistas e técnicos camarários de toda a Europa, onde os projetos vimaranenses foram muito elogiados.
Durante a intervenção no painel “Capacitar um Futuro Verde: Transição Justa e Co-criação Cidadã em Políticas Ambientais”, foram apresentados diversos projetos e objetivos que Guimarães tem em prática no seu concelho. O pacto com empresas locais estabelecido para 2030 ou os projetos já em marcha para as áreas de energia, mobilidade, economia circular e biodiversidade foram alguns dos destaques.
Durante a sessão, foi também abordada a importância do apoio técnico às PMEs, muitas das quais enfrentam dificuldades em adaptar-se aos novos requisitos ambientais. O Município de Guimarães está a desenvolver, com o apoio da iniciativa NetZeroCities, um roteiro para 2025 que visa alargar a participação no Pacto Climático e aumentar o número de stakeholders com impacto relevante na redução de emissões.
O Fórum do Ambiente da Eurocities 2024 encerrou com um compromisso renovado de cidades europeias como Guimarães em liderar a transição para um futuro sustentável e equitativo, colocando os cidadãos no centro das decisões e fortalecendo a cooperação entre o setor público e privado. Mais informações sobre o projeto Guimarães 2030 estão disponíveis em https://guimaraes2030.pt