Estão cá fora os primeiros vídeos do TEDx Guimarães 2017

0

Decorrido no intenso mês de Junho, o TEDx Guimarães acaba de publicar o seu último vídeo na plataforma online das TED Talks de todo o Mundo. E vale a pena espreitar algumas das palestras que aconteceram no Instituto de Design.

Neste artigo vamos fazer um pequeno resumo com cada uma das TED Talks e falar sobre algumas curiosidades dos convidados da 5ª edição do TEDx Guimarães. O evento contou com vários convidos internacionais e locais que são uma verdadeira inspiração.

Comecemos com Inês Guimarães. A vimaranense foi seleccionada pela organização do evento após dezenas de inscrições para oradores. A vlogger MathGurl falou sobre a simplicidade da matemática.

Aos 29 anos, Juliana Oliveira é uma empreendedora de sucesso na área da metalomecânica, movida pela paixão do seu avó. Já trabalhou em grandes empresas de consultadoria e gestão e até abandonou a EDP no ano em que seria promovida para fundar o seu grande projecto de vida.

É verdade. O Prémio Nobel da Paz 2007 (divido com o mítico Al Gore) Mohan Munasinghe esteve em Guimarães e deu uma grande palestra sobre soluções para as pessoas e para o planeta.

O agora ex-vereador do Município de Guimarães, Amadeu Portilha, falou sobre a sua cidade do coração e explicou algumas curiosidades que levou a cidade berço a ser Património da UNESCO, Capital Europeia da Cultura ou outros grandes eventos de destaque.

A pesquisa sobre a malária de Isabel Veiga valeu já vários prémios internacionais, como a Medalha de Honra da L’Oréal. O seu grande caminho começou em 2014 na Suécia e já passou pela Universidade de Columbia, nos Estados Unidos da América.

Tim Vieira foi um dos oradores mais aguardados do TEDx Guimarães; e a sua palestra foi também das mais aplaudidas. Com o tema “Portugal vai tomar o Mundo” a inspiração de quem assiste a este vídeo fica a 100%. Desconfias? Então vê:

A multifacetada e vimaranense Liliana Duarte é responsável por vários projectos educativos que fazem eco na cidade berço.

Margarida Campolargo desafiou os participantes a repensarem o conceito das “smart cities”. E não é que é um tema ainda mais difícil do que se esperava?

Nas próximas semanas serão esperados os restantes vídeos aprovados pela global TED da 5ª edição do TEDx Guimarães.

Share.

Leave A Reply