Guimarães vai fechar o trânsito em três artérias do centro histórico para avaliar o impacto da medida num futuro próximo. Há alterações ao trânsito automóvel entre os dias 17 e 20 de outubro.
Tendo em vista uma futura pedonalização de grande parte do seu centro histórico, o Município de Guimarães vai avançar com uma série de experiências reais para avaliar os impactos que a medida pode ter na mobilidade e na inovação urbana da cidade.
O corte da artéria superior entre a Alameda S. Dâmaso, Largo do Toural e a Rua Sto. António, é assim o ponto mais crítico, mas de forma a aliviar a pressão neste miolo urbano, haverá descongestionamento automóvel na Alameda Sul e também na Rua da Caldeiroa, que terá inversão de sentido.
Toda esta experiência irá servir de teste para os projetos de requalificação das artérias já visadas, mas também da Avenida D. João IV que terá também uma nova estrutura no futuro, com passeios mais largos, nivelação dos passeios e rua e colocação de mobiliário urbano.
Durante este período será permitida a circulação automóvel ao transporte público de passageiros, residentes e serviços essenciais.