Primeira Ecovia de Guimarães tem traçado aprovado

0

Já está aprovada a primeira Ecovia vimaranense. A primeira fase arranca em 2017 e vai ligar a pista de cicloturismo de Mesão Frio ao Parque da Cidade Desportiva em Creixomil.

“Este é um projecto emblemático e estruturante do concelho” e um dos trunfos da autarquia na candidatura ao título de Capital Verde Europeia. É a concretização de um sonho de uma cidade de excelência, sustentável e voltada para o século XXI, devolvendo os rios livres de poluição aos vimaranenses.

Numa fase seguinte, e até 2020, as ecovias vão chegar às vilas de Pevidém, Taipas e Ronfe. Este trabalho de mobilidade associado ao plano municipal de promoção da bicicleta irá fazer de Guimarães um exemplo a nível nacional no uso deste meio de transporte.

A ecovia será composta por troços pedocicláveis, com recurso a materiais inovadores e ambientalmente correctos e que garantem o conforto e segurança dos utilizadores. Nas zonas de maior actividade estão previstos apoios mecânicos. A par das ciclovias que vão ligar várias vilas e zonas verdes entre si, serão criados, na cidade, diversos canais que vão ligar às zonas mais nobres do Centro Histórico e à Universidade.

A autarquia acredita que este equipamento é uma oportunidade de ouro para impulsionar a utilização da bicicleta no concelho de Guimarães e por isso tem já preparado um plano de promoção do uso da bicicleta com um conjunto de medidas de apoio a este tipo de mobilidade: aumento dos parques de bicicletas, criação de zonas de velocidade reduzida para automóveis em zonas consideradas sensíveis, obrigatoriedade de criação de percursos cicláveis para os novos projectos urbanísticos de grande dimensão que vierem a ser construídos no concelho, adaptação dos veículos da empresa de Transportes Públicos de Guimarães (TUG) que passarão a incluir um suporte para bicicletas e até incentivos fiscais à compra de bicicletas.

Fotografia: Direitos Reservados
Artigo actualizado: 25 de Setembro 2016

Share.
Exit mobile version