O que podes encontrar no Guimarães Cinema Som

0

É um festival pioneiro e aterra em Guimarães de 7 a 15 de Outubro. O cinema funde-se com o som e tudo é será novidade nestes 7 dias de programação do Guimarães Cinema Som.

O novo festival vimaranense está distribuído em sete desígnios. Os primeiros cinco são dedicados à mostra e de filmes com uma retrospectiva do cineasta Rob Rombout, manhãs de cinema, propostas de filmes mudos acompanhados de música ao vivo, mostras de filmes com grandes bandas sonoras e exibição de curtas de autores vimaranenses. As últimas duas propostas são de componente formativa com master-classes e de vertente internacional competitiva.

ROB ROMBOUT
O nome maior do documentário europeu estreará em Guimarães o seu último filme “On the Track of Robert Van Gulik”. O realizador tem um especial destaque nesta primeira edição do Guimarães Cinema Som com uma retrospectiva de 16 dos seus filmes, 11 destes em estreia nacional.

O SOM
O destaque deste novo festival é o som e nada melhor que assistir a grandes obras cinematográficas acompanhadas de música ao vivo, muitas delas especificamente compostas para os filmes seleccionados. A Orquestra do Norte, a Academia Valentim Moreira de Sá e a Orquestra de Guimarães serão alguns dos convidados. Mas também há outros destaques como Renato Diz que será cúmplice de Sérgio Tavares num filme de Hitchcock. E como muitas destas entradas, é possível ver mais aqui.

COMPETIÇÃO E PÚBLICO
A competição estará de mãos dadas com o público. Este terá um papel fundamentais na participação e na votação de algumas metragens, incluindo uma que será exclusivamente para o público mais jovem.

OFERTA FORMATIVA
Rob Rombout estará em Guimarães para uma master-classe muito especial (e a um preço bastante reduzido). O cineásta terá ainda uma sessão de curtas-metragens para estudantes de cinema denominada de Doc Nomads. Mas as portas do mundo dos telédiscos também não se fecham e Sérgio Dias Branco tem uma rubrica. António de Sousa Dias e Daniel Moreira marcarão também presença neste festival. Sabe mais aqui.

PARA MENORES DE 10
Sim, também há uma aposta nos mais novos com filmes focados para as escolas de Guimarães. Estas serão convidadas para se apresentarem nas “Manhãs Cinema Som” e a darem um ponto de vista diferente no que toca à promoção da cultura cinematográfica.

Share.
Exit mobile version