Peões, bicicletas e transportes públicos são prioritários

0

O Município de Guimarães já definiu prioridades para a mobilidade na cidade de Guimarães. Contudo o automóvel não deixará de ter a importância no quotidiano vimaranense.

Guimarães apresentou o seu Plano de Mobilidade Urbana Sustentável aos cidadãos na passada Sexta-feira, 7 de Dezembro, na Plataforma das Artes. O projecto, que tem como principal activo as pessoas, assenta numa lógica de 5 pressupostos base: caminhabilidade, ciclabilidade, habitabilidade, intermodalidade e descarbonização.

Os peões são a prioridade número um para a autarquia que apresentou um documento “em aberto” e sujeito a alterações propostas tanto pela Câmara Municipal como pelos cidadãos. Este plano estará disponível a todos e em constante mutação prevendo-se alterações periódicas.

Reverter o tradicional esquema que coloca no topo da pirâmide a tríade “carro, transporte público e peão” para a nova prioridade constituída por “peões, bicicletas, transporte público, uso eficiente do carro como transporte individual” eéo grande objectivo para todo o concelho vimaranense.

Share.

Comments are closed.