Tinha 73 anos e liderou a Fundação Cidade de Guimarães durante dois anos. João Bonifácio Serra partiu esta quarta-feira, 19 de abril, em vésperas de aniversário, no seu concelho natal, Caldas da Rainha.
Começou por assumir funções como Vogal Executivo do Conselho de Administração, entre 2009 e 2011, mas após a partida de Cristina Azevedo da presidência, João Serra assumiria o legado de Capital Europeia da Cultura até à extinção da Fundação Cidade de Guimarães. Em 2013 foi agraciado com a Medalha de Ouro da Cidade de Guimarães.
João Serra licenciou-se em História, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em 1974, e seguiu os passos do ensino e da cultura. Foi professor e um dos responsáveis pela Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, chegando a ser coordenador da licenciatura de Programação e Produção Cultural. Recentemente esteve envolvido na candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura.
O seu papel em Guimarães 2012 acabaria por ser decisivo com a envolvência da comunidade e das instituições artísticas locais, e esse abraço foi também por ser reconhecido por instituições internacionais que deixaram rasgados elogios a toda a organização e realização da Capital Europeia da Cultura, sob a designação “Tu Fazes Parte”.