A obra para a primeira das várias ecovias projectadas do concelho de Guimarães tem início na Primavera de 2017. Projecto liga Mesão Frio ao Parque da Cidade Desportiva.
Estão previstos apenas 6 meses para a criação do primeiro percurso urbano clicável de Guimarães. Do ponto alto da pista de cicloturismo, em Mesão Frio, a ecovia irá percorrer locais como o Parque da Cidade, na Costa, parte mais a sul da cidade, junto à Estação de Comboios, atravessando de perto o Multiusos de Guimarães até às Piscinas Municipais, num percurso de 9,3 quilómetros.
A obra está orçada em mais de 2 milhões de euros e utilizará materiais inovadores que vão produzir energia para iluminar a ecovia. Outro dos pontos positivos deste novo projecto é a utilização de antigos caminhos de ferro desactivados.
Numa fase seguinte, e até 2020, as ecovias vão chegar às vilas de Pevidém, Taipas e Ronfe. Este trabalho de mobilidade associado ao plano municipal de promoção da bicicleta irá fazer de Guimarães um exemplo a nível nacional no uso deste meio de transporte.
Fotografia: Direitos Reservados/CMG