Para que servem e como serão os Censos 2021

0

Um pouco por toda a Europa, vários países e cidades estão a tentar perceber o tamanho da sua população, onde e como vivem os seus habitantes. Guimarães não é exceção.

Os Recenseamentos da População e da Habitação – Censos, são uma importante ferramenta que muitos países utilizam para planificar um conjunto de bens e serviços essenciais à população. Mais hospitais, escolas, lares, transportes ou serviços públicos, esta ferramenta quer avaliar, acima de tudo, as necessidades dos seus habitantes.

Os Censos 2021 já estão em marcha e Guimarães já iniciou a sua operação com todas as juntas de freguesia. Os vimaranenses acorreram com dinamismo às convocatórias para recenseadores e serão muitos os que vão percorrer todos os caminhos do concelho para realizar os levantamentos de pessoas e habitações.

COMO VÃO DECORRER OS CENSOS DE 2021
Em ano de pandemia e num mundo cada vez mais digital, o velho processo do “porta-a-porta” continua, mas desta vez a recolha da informação será digital. Os recenseadores irão distribuir um código em cada alojamento, para que cada agregado familiar, de forma autónoma ou com ajuda, preencha e submeta o formulário online.

Quem não tiver acesso a este processo digital pode solicitar ajuda ao recenseador ou na junta de freguesia local, no balcão E-Censos. Os Censos são uma operação totalmente gratuita para o cidadão e o seu acompanhamento será feito por pessoas devidamente identificadas.

Share.

Comments are closed.